HOMEPAGE QUEM SOMOS ASSOCIADOS CONTACTOS EVENTOS NOTÍCIAS LINKS Procurar    
17-01-2022
JUL tenta recuperar o tempo perdido

A pandemia atrasou a implementação da JUL nos portos nacionais, mas agora tenta-se recuperar algum do tempo perdido. Chegará aos Açores em fevereiro e a Viana em março. 

Cláudio Pinto, coordenador do processo da JUL, faz o ponto de situação e insiste nas virtualidades da JUL para todos os stakeholders.

P - Em que medida o projeto JUL virá “revolucionar” o Setor?

Cláudio Pinto - Quando a JUP entrou em produção, em 2008, sabíamos que estava a ser dado um passo determinante na modernização do setor marítimo-portuário nacional, que colocaria os portos nacionais na vanguarda da tecnologia, tornando-os mais ágeis, simplificados e eficientes. Agora, com a JUL, este salto qualitativo é ainda mais evidente, uma vez que a plataforma permite integrar o nó “porto” em toda a cadeia logística. 

A JUL resulta em ganhos de eficiência significativos para todos os stakeholders, tornando todo o processo logístico mais preditivo, célere e transparente, integrando todas as partes e permitindo a interação entre todos os atores. Como resultado desta interação e integração, a JUL traduz-se numa ferramenta importantíssima no que diz respeito à compilação e tratamento de dados de negócio, contribuindo ainda para uma cadeia de valor mais sustentável e eficiente ao nível ambiental, na medida em que contribui para uma agilização significativa no que diz respeito à interligação entre meios de transporte. 

Importa ainda referir que a JUL dará um importante contributo para o cumprimento das metas do Green Deal, bem como para os objetivos de sustentabilidade definidos pelas Nações Unidas.

 

P - Como está a decorrer a implementação da JUL nos vários portos e quais as expectativas de se alcançar uma velocidade cruzeiro a nível nacional?

Cláudio Pinto - À semelhança do que aconteceu noutros setores de atividade, o contexto pandémico teve repercussões negativas no processo de implementação da JUL nos portos nacionais. No entanto, temos vindo a trabalhar no sentido de acelerar o processo, tanto quanto nos seja possível, no intuito de recuperar algum do tempo que, forçosamente, perdemos. Neste momento, a plataforma encontra-se implementada em praticamente todos os portos nacionais, com exceção dos Açores, esperando-se que entre em produção já em fevereiro próximo, seguindo-se os portos sob gestão da APDL, começando-se por Viana do Castelo, em março, e Leixões num segundo momento.

 

P - Quais as maiores dificuldades que estão a ser encontradas na implantação do projeto e em que medida os stakehoders poderão ajudar a ultrapassá-las?

Cláudio Pinto - Mais do que identificar dificuldades, deveremos ter em consideração que a JUL é um sistema complexo, abrangente, que vem substituir uma plataforma cujo grau de maturidade era já considerável (JUP). 

Tendo em conta os serviços críticos que a JUL presta ao negócio, ao longo de toda a cadeia logística, é imperativo que todos os atores unam esforços focados no sucesso da sua implementação; o comprometimento de todos os stakeholders será fundamental neste processo.

 

P - Sabendo que a estatística atualizada é uma das ferramentas essenciais de trabalho para angariar mais Armadores/navios para os nossos portos, em que medida se pode garantir que a JUL fornecerá os dados necessários ao bom desempenho do AGEPORSTATS?

Cláudio Pinto - Não só podemos garantir que assim será, como confirmamos que foi já testada a funcionalidade que permite o envio de dados estatísticos, tal como anteriormente protocolado entre as Administrações Portuárias e a AGEPOR. Durante as próximas semanas teremos esta funcionalidade disponível.


Destaques

23-05-2022
Comunicado Conjunto CPC AGEPOR


CPC e AGEPOR apelam à ação governativa


17-03-2022
Plano de Formação AGEPOR 2022
Venha conhecer o Novo Plano de Formação da AGEPOR para 2022!

17-01-2022
Sinais de Dinâmica e de Esperança
Comunicado de Ano Novo da Direcção Nacional da AGEPOR

15-11-2019
Discurso e Filme Jantar 100 Anos Associativismo Agentes de Navegação
Venha conhecer o discurso e o Filme projectado no Centenário do Associativismo da Classe dos Agentes de Navegação

01-10-2019
Livro FONASBA - 50 ANOS
A FONASBA está a celebrar os seus 50 Anos e convida todos a conhecer o seu percurso no Livro:

FONASBA, THE FIRST FIFTY

25-05-2018
Política Protecção de dados AGEPOR
Conheça a Política de Protecção de dados da AGEPOR

Eventos

03-10-2022
Curso Liderança e Negociação
Encontram-se abertas as inscrições para o curso de Liderança e Negociação a ter lugar entre 3 e 6 de outubro 2022.

22-09-2022
CONGRESSO AGEPOR 2022
" O Mar é Tudo".

29-07-2022
Formação em Inglês e Espanhol
Encontram-se abertas as inscrições para os cursos de Inglês e Espanhol direccionados para a vertente de escritório


19-04-2022
Curso Excel Power B.I.
Venha conhecer a melhor ferramenta para tratamento de dados!

Excel Power B.I.

09-11-2021
Workshop em Bill of Lading
A AGEPOR lança mais uma edição do Worksop em Bill of Lading. 

Participe!

20-10-2021
IMDG 9ª Edição
Não perca a 9ª edição do curso de IMDG a ter lugar em Lisboa e Leixões.

27-09-2021
Workshop em Código IMSBC
Participe no nosso Workshop em Código IMSBC a ter lugar em Lisboa e Leixões.

09-09-2021
Workshop Procedimentos Aduaneiros
A AGEPOR retoma a formação em Procedimentos aduaneiros.

Inscreva-se Já!


08-09-2021
Worshop INCOTERMS
Venha conhecer as principais terminologias do Shipping.

Inscreva-se no nosso Workshop em Incoterms

01-03-2021
Plano de Formação AGEPOR 2021
Venha descobrir as formações que a AGEPOR preparou para si!

Conheça o Plano de Formação 2021




Politica de privacidade   |   Contactos   |     2013 Agepor - Todos os direitos reservados

Fechar