05-05-2014 Cruise Day Lisbon balanço da 1ª Edição
1ª edição com balanço “muito positivo”
Cruise Day Lisbon assinala crescimento
do setor na capital
A primeira edição do Cruise Day Lisbon, um dia exclusivamente dedicado aos cruzeiros, assinalou o sucesso deste segmento turístico na capital e mobilizou o grande público para saber mais sobre cruzeiros. Fernando Medina, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o potencial da iniciativa e o seu contributo para a cidade: “Este é um projeto feliz e de grande importância para o futuro e para a economia da cidade de Lisboa”, afirmou na sessão de abertura do Fórum que deu o mote ao evento.
No decorrer da sua intervenção, o responsável reforçou ainda que estão a ser criadas condições para que esta atividade seja ainda mais importante. “Estamos a trabalhar na articulação do futuro novo terminal de cruzeiros com a cidade através da ATL, no sentido de criarmos a melhor experiência possível para os turistas de cruzeiro quando visitam a nossa cidade”, sublinhou.
O Fórum, que se prolongou durante o dia na Gare Marítima de Alcântara, motivou também o debate sobre o crescimento do setor e o seu potencial económico – atual e futuro. Foi neste sentido que operadores, associações e entidades institucionais evidenciaram o impacto económico desta indústria, reforçando a importância do crescimento futuro e a intenção de trazer mais cruzeiros para a capital, com vista a aumentar o número de escalas, de passageiros, e o período de tempo que os navios ficam na cidade.
A intervenção de Andreia Ventura, da Administração do Porto de Lisboa, entidade representante do Lisbon Cruise Club e anfitriã do evento, evidenciou os bons resultados obtidos, de forma sustentada, mas também a capacidade de crescimento do porto da capital, que será otimizada pelo futuro concessionário do novo terminal de cruzeiros. Prevê-se que contrato de concessão seja assinado no próximo mês de junho.
A Gare Marítima de Alcântara foi também palco da “Montra de Cruzeiros”, que recebeu a visita de cerca de 2 mil visitantes, que procuraram saber mais sobre a oferta disponível e a diversidade existente em termos de programas de cruzeiro.
A regata no Tejo foi outra das atrações do dia, que contou com a participação de 52 embarcações, que atravessaram o rio acompanhadas pela Caravela Vera Cruz, e por 11 embarcações tradicionais. Ao mesmo tempo, o Navio-Escola Sagres marcou presença em Alcântara, durante todo o fim-de-semana, registando mais de 3 mil visitantes nos dois dias.
Outras das grandes atrações do dia foi o navio de cruzeiros MSC Orchestra, que esteve aberto ao público e que recebeu a visita de cerca de 150 pessoas.
O Lisbon Cruise Club faz um balanço “muito positivo” desta primeira edição do Cruise Day Lisbon, antecipando a sua intenção de repetir a iniciativa no futuro, como uma alavanca relevante para promover o turismo de cruzeiros junto do grande público.
2013 foi um ano de recordes em termos de turismo de cruzeiros, nomeadamente no Porto de Lisboa. Foi atingido o maior número de escalas e maior número de passageiros de sempre.
No total, em 2013, o Porto de Lisboa recebeu 353 escalas e 558.040 passageiros.
De acordo com os mais recentes dados do Observatório de Lisboa relativos aos gastos dos cruzeiristas na capital, houve um impacto na economia local e nacional de mais de 54 milhões de euros em 2013, valores que afirmam esta atividade como fundamental na economia regional e nacional.
Sobre o Lisbon Cruise Club
O Lisbon Cruise Club (LCC), um projeto da iniciativa do porto de Lisboa, tem como principal objetivo valorizar o turismo de cruzeiros envolvendo os agentes económicos e autoridades da atividade num compromisso de desenvolvimento sustentável com benefícios para todos, sempre com o desígnio principal de promover Lisboa como um destino de cruzeiros de elevada qualidade.
Este Clube conta já com 38 membros: APL, MSC Cruzeiros, Melair, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., Agência de Viagens Blandy, MSC Portugal, Lisnave, Douro Acima, Viagens Abreu, El Corte Inglês, União de Associações do Comércio e Serviços, AHRESP, Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, Turismo de Portugal, I.P., CARRISTUR, ANA – Aeroportos de Portugal, S.A:, ANTRAL, Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Arenthern – Agência de Navegação, Fórum Empresarial da Economia do Mar, Capitania do Porto de Lisboa, Espírito Santo Viagens, Fundação Oriente, Pinto Basto Serviços Marítimos, Pioneiro do Rio, PMS, Svitzer Lisboa, IBERCRUISES, Município de Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, GlobalSea, Cruise Consult, APAVT, ESPRIM, Atelier Portátil, ACDSA, SLB e a Associação Valorização do Chiado.
30 de abril de 2014
Informações adicionais: Ana Maria Silva
LPM Comunicação
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